Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A LEITURA DA IMAGEM EM A BRUXINHA E O GODOFREDO, DE EVA FURNARI.

Autores:
Vanesa Aparecida de Oliveira (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) ; Leticia Beltrame Alves (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise semiótica sobre a obra, A Bruxinha e o Godofredo, publicado em 1993, com sua 8°edição em 2005 usada neste trabalho da autora Eva Furnari. O foco principal da pesquisa é qual a representação da imagem no campo da literatura infanto-juvenil. Desta forma, é evidenciado a importância da ilustração em que é apontada, a função da semiótica greimasiana, para contextualizar o estudo das figuras no corpus do trabalho. A linguagem utilizada pela escritora é de cunho ilustrativo, com o objetivo de evidenciar uma análise contextualizada de uma obra direciona a criança, para está reflexão o texto trabalha com um aporte teórico relacionado à imagética do texto e suas funções e a semiótica da imagem, assim alguns dos teóricos usados para fundamentar a Literatura infanto-juvenil será Fany Abramovich, Maria Alice Faria que, através de seus estudos trouxeram várias contribuições para esta área da literatura. E para a semiótica francesa Greimasiana, o principal Antonio Vicente Pietroforte que trata o mecanismo da imagem, como se estrutura a maneira pela qual é exposta ao leitor e os efeitos refletidos através da combinação de traços, cores e movimentos. A análise crítica da obra aponta elementos que estão intimamente ligados para uma interpretação mais assídua da imagem, dentre estes elementos pode-se elencar, função da imagem e da linguagem e a maneira pela qual o contexto infere na compreensão de seu respectivo leitor, usando como base teórica a semiótica Greimasiana.

 


Agência de fomento:
UNEMAT