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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Esculpindo a si mesmo: a subjetivação de um professor de EaD

Autores:
Maria Amélia A. Nader Bartholomeu (USF - Universidade São Francisco)

Resumo:

 

                Esculpindo a si mesmo: a subjetivação de um professor de EaD

                                        

O crescimento de novas tecnologias voltadas à Educação, principalmente, o Ensino a Distância (EaD), pode levar os professores a uma nova posição-sujeito, especialmente, aqueles cuja formação profissional está inserida em uma modalidade presencial. Este projeto de pesquisa inicial de doutorado em Educação tem como objetivo problematizar os modos de subjetivação que atravessam tais professores e mostrar as singularidades que emergem nas escritas de si desses professores. Para alcançar esses objetivos, a metodologia do corpus desta pesquisa consiste em entrevistas, entendidas como “escritas de si” de professores de uma universidade do interior do Estado de São Paulo que estão desenvolvendo suas atividades profissionais conforme descritas acima. O trabalho se apoia na teoria da Análise do Discurso de linha francesa (Pecheux,1997) e  nos estudos de Michel Foucault que entende os modos de objetivação como a maneira que o sujeito pode tornar-se objeto do seu próprio conhecimento e percebe a si mesmo na sua relação com o mundo e consigo mesmo. Deter-nos-emos, particularmente na terceira fase de Foucault (2004), cujos conceitos possibilitam a reflexão a respeito da subjetividade através da escrita de si, sentido esse relacionado com o modo como o sujeito se constitui enquanto responsável por si mesmo, se transformando, se esculpindo, tirando os excessos, aquilo que o poder e a sociedade impõem.