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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O uso da expressão 'fake news' por mídias digitais brasileiras

Autores:
Sonja Helena Voitovitch (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo:

A presente pesquisa tem como objetivo a investigação da inserção de uma expressão estrangeira na língua portuguesa e sua transformação ao longo de um tempo. O estudo em questão foca no uso da expressão fake news em textos jornalísticos veiculados em mídias digitais brasileiras no período que compreende entre 2016 e 2018. A expressão ganhou maior visibilidade neste período por conta de acontecimentos políticos nos Estados Unidos (a eleição presidencial em 2016), Reino Unido (referendo que culminou na saída do Reino Unido da União Europeia em 2016) e, também, no Brasil (viralização do uso do termo durante a eleição presidencial em 2018), com sua veiculação na mídia e na mídia digital, sua propagação e combinação com outras expressões da língua portuguesa no contexto midiático. Utiliza-se da Linguística de Corpus como metodologia para a extração, e análise da expressão e seus ‘colocados’ pois os compostos lexicais na sua dimensão fraseológica são um fenômeno da linguagem que precisa ser investigado na linguagem em uso, o que pode ser feito de forma sistemática e abrangente pela Linguística de Corpus, utilizando as ferramentas computacionais apropriadas. Espera-se que o trabalho responda inquietações a respeito do uso da expressão inglesa ao invés de seu correspondente em português: notícias falsas.


Agência de fomento:
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro