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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR EM MINAS GERAIS

Autores:
Juliane Gomes de Oliveira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo:

O presente trabalho analisa as atuais propostas de exercício docente apresentadas na Faculdade de Pará de Minas, situação no Estado de Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste é discutir como os professores do ensino de Língua Portuguesa da faculdade constroem o conhecimento dessa área junto com os discentes do curso de Letras.  Para isso, discutiu-se sobre concepções  de autores legitimados na área, como Gatti (2001), Freire(1996), Oliveira (2003), Perrenoud (19930, entre outros. Além disso,  buscamos problematizar sobre o fazer docente e seus desafios na atual conjuntura da educação superior no Brasil. Como análise, verificamos que são muitos os desafios para a formação de professores de Língua Portuguesa no ensino superior, percebemos que os cursos de licenciatura, em geral,  ocupam nas Universidades lugares desprestigiados e são oferecidos, em sua maioria, por instituições isoladas de ensino superior cuja qualidade é, no mínimo, questionável. Além disso, a ausência nos cursos e instituções, de um perfil profissional do docente a ser formado juntamente com  a falta de integração das áreas de conteúdo e das disciplinas pedagógicas dentra de cada área contribuem para a desqualificação dos cursos de licenciatura. Sendo assim, acreditamos que para a melhoria da formação dos graduandos em Letras se faz imprescindível que a valorização da educação chegue na educação básica do ensino brasileiro, com maior financiamente de políticas públicas para os futuros docentes e formações continuadas para os docentes já formados, e, em específico -tema deste artigo-,  para àqueles que destinam sua carreira no  Ensino de Lingua Portuguesa, sabendo que  o professor tem a função de formar seres éticos e transformadores.