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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


OS MULTILETRAMENTOS E O GÊNERO INFOGRÁFICO DIGITAL: PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS HIPERMIDIÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores:
Elizabeth Mota Nazareth de Almeida (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo:

Com advento da internet, a leitura/escrita hipermidiática encontra-se cada vez mais presente em nosso cotidiano, o que desafia a prática pedagógica em conduzir o estudante para experiências leitoras/escritoras a partir desse contexto tecnológico digital. A partir disso, propomos a presente comunicação oral que visa apresentar os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS/UEFS, que teve como objetivo desenvolver ações didático-pedagógicas voltadas para a produção colaborativa de infográficos digitais, aliando o uso das TDIC ao ensino-aprendizado em Língua Portuguesa. A pesquisa-intervenção encontrou-se inserida no campo das pesquisas qualitativas de natureza aplicada, onde desenvolvemos sequências didáticas voltadas para práticas de produções hipermidiáticas, a partir do gênero infográfico digital, com o apoio de uma plataforma online, intitulada Portal Cibernautas, e de um Caderno de Atividades, criados pela professora-pesquisadora. Estas ações foram pautadas em um aporte teórico multidisciplinar composto principalmente por Kleiman (1995; 2005), conceitos de letramento(s); Rojo (2009; 2012), pedagogia dos multiletramentos; Lévy (1999), Xavier (2007; 2011), Tapscott (2010) e Dionísio (2006), universo virtual, suas características e múltiplas ferramentas; Koch e Elias (2010) e Portela (2012) processos cognitivos de leitura e escrita. Contamos ainda com Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Costa-Hübes (2009) e Barreiros; Souza (2015) ao embasarmos a proposta de didatização de gêneros, além de Coscarelli (2016), Ribeiro (2016) e Teixeira (2010) para analisar o gênero infográfico digital. Percebemos, neste estudo, que ao conduzirmos o estudante para práticas leitoras/escritoras de texto hipermidiáticos, como o infográfico, podemos contribuir com a ampliação de competências voltadas à busca e seleção de dados e informações, composição de sentido ao correlacionar textos verbais e não verbais, reescrita de textos mantendo-se a ideia original através do recurso da paráfrase e escrita de textos informativos e hipermidiáticos, além da ampliação da autonomia, colaboração, criatividade e criticidade dos sujeitos.


Agência de fomento:
CAPES