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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Contribuições de um Dicionário Léxico-Discursivo para o ensino de Língua Portuguesa

Autores:
Rosimar de Fátima Schinelo (FATEC - Faculdade de Tecnologia)

Resumo:

A partir da proposta deste Simpósio que é estabelecer um diálogo teórico entre Lexicologia e Lexicografia e Análise do Discurso, a comunicação proposta terá um olhar voltado para a contribuição dos estudos discursivos aplicados à elaboração do Dicionário de Vocábulos Triviais do Português do Brasil (DVT-PB).  O trabalho, parte de um arcabouço maior que envolve diversas áreas e diferentes instituições, consiste na elaboração de Categorias Discursivas (CADs) que foram elaboradas a partir do Percurso Histórico Discursivos (PHD) que os vocábulos, constitutivos do dicionário apresentam ao longo de sua existência. Tais percursos podem migrar de elementos advindos da Roma antiga, em vocábulos latinos, e se instaurarem em discursos do falar cotidiano do Brasil, como no vocábulo destrambelhar.  Também podem estar classificados pela sua formação como onomatopaicos/lúdicos (blá-blá-blá, cri-cri, coroca) e terem nas entrelinhas do uso discursos ideologicamente marcados pela visão da comunidade linguística que o contextualiza. Sob o aspecto teórico Bakhtiniano, a questão do enunciado e da enunciação pautam a relação entre o “eu” e o “outro” e é nesse interim que torna-se possível observar os percursos discursivos associados aos vocábulos. Nesse contexto fica evidenciado que a elaboração das CADs para aplicação em dicionário Léxico-discursivo não só traz uma inovação teórica multidisciplinar, mas também evidencia uma nova vertente de estudo sobre a Língua Portuguesa, um acreditar no ensino de língua como movimento de sentidos interculturais e, também, elaborar um material que contribua para os profissionais que trabalham na área de tradução. (Apoio: FAPESP - Processo 2015-16883-4).