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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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FORMAS DE TRATAMENTO NO DISCURSO DE JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: TRADIÇÕES E RUPTURAS

Autores:
Renier Luiz Martins Mendes (UERN - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

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FORMAS DE TRATAMENTO NO DISCURSO DE JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: TRADIÇÕES E RUPTURAS

Esta pesquisa, fruto do mestrado profissional em rede (PROFLETRAS/UERN/CAPES), investigou as formas de tratamento usadas no cotidiano de jovens oriundos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Natal/RN/BRASIL. O objetivo principal foi analisar quais as formas de tratamento são mais produtivas e as mais marcadas entre os jovens, além de identificar a construção mais prototípica e sua estrutura argumental. Para tanto, buscou-se embasamento em alguns princípios e categorias da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) que defende a língua como “um sistema adaptativo complexo, uma estrutura plástica, ao mesmo tempo, de padrões mais ou menos regulares e de outros que emergem, em virtude de necessidade cognitivas e/ou comunicativas” (BYBEE, 2010). Trata-se de uma pesquisa-ação sincrônica, de base qualitativo-interpretativista com suporte quantitativo. Desde o início, a pesquisa previa uma atividade interventiva, a partir da situação diagnosticada, para ampliar os conhecimentos discentes e ocorreu por meio de oficinas didáticas. Os instrumentos de análise foram 2 questionários e um texto escrito que foram aplicados a 26 participantes da pesquisa durante aulas de língua portuguesa. Os resultados parciais evidenciaram a necessidade de a escola de ensino fundamental abordar as formas de tratamento do cotidiano para que os alunos conheçam e, assim, possam fazer opção pelo uso ou não dessas formas nos seus discursos dos muros da escola.

Palavras-chaves: Linguística Funcional Centrada no Uso. Língua portuguesa. Ensino Fundamental. Formas de tratamento.