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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O “NÃO” DO AUTISTA NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL

Autores:
Késia Vanessa Nascimento da Silva (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:

O presente artigo aborda os aspectos multimodais na linguagem de crianças autistas em contextos interativos de negação, e é circunstanciado numa pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Senda essa, fundamentada na perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e fala são duas facetas de uma mesma matriz de significação, e, por isso, são indissociáveis, conforme afirmam McNeill (2005), Kendon (2000), Butcher (2000), Goldin-Meadow (2000) e Barros e Fonte (2016). Logo, o objetivo central encontra-se em: analisar o gesto e a fala com suas marcações prosódicas, bem como a expressão facial e troca de olhares em crianças autistas em contextos interativos. Metodologicamente, este estudo baseou-se na observação e análise das interações entre três crianças (Caio, Igor e Hugo) com Transtorno Espectro Autista (TEA) no Laboratório de Linguagem do PPGCL da Universidade Católica de Pernambuco.  Todavia, é importante ressaltar que todo o processo da pesquisa corroborou-se em princípios éticos e que a identidade dos participantes foi preservada através de nomes fictícios. Utilizou-se, para tanto, trabalhos significativos de autores, como: Kendon (1982, 2000), McNeill (1985, 1992, 2000), Butcher; Goldin-Meadow (2000), Fonte et al (2014), Barros e Fonte (2016) e em consonância com a matriz gesto-fala, os resultados asseguraram que a lingua(gem) é uma instância multimodal e que os recursos multimodais – vocalização/prosódia, gesto e olhar mostram-se como elementos co-atuantes nos enunciados negativos das crianças analisadas. Percebemos uma maior incidência gestual nas crianças “Igor” (73x) e “Caio” (66x), um uso privilegiado do plano do olhar por “Caio” (35x) e um maior quantitativo do plano vocal/prosódico pela criança “Igor” (53x). Logo, o presente trabalho poderá contribuir com à clínica fonoaudiológica e àqueles que lidam com crianças com TEA, pois compreende o sujeito a partir do funcionamento da dinâmica multimodal e considera a matriz gesto-fala em distúrbios de linguagem.

Palavras-chave: linguagem multimodal; negação; autismo.