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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Contribuições da prática multiletrada para a articulação de cláusulas na escrita científica: um estudo de caso

Autores:
Felippe de Oliveira Tota (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Dada a importância de que se empreendam práticas multiletradas no contexto escolar, Oliveira e Tota (2018) desenvolveram uma pesquisa no Instituto Federal de Santa Catarina –campus Araranguá – vinculada à linha Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação, no curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica, ofertado pela mesma instituição Essa investigação teve como escopo a execução e observação de procedimentos multiletrados no âmbito de textos científicos, gêneros que, grosso modo, são mais explorados pelos discentes já no ambiente universitário. A pretensão à epoca era ratificar a hipótese de que, no contexto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, é possível estimular, por meio da Pedagogia dos Multiletramentos, a criticidade do alunado no âmbito da leitura e da escrita de textos científicos. Para tanto, os pressupostos teóricos deste trabalho recorreram aos trabalhos de Moura & Rojo (2012), no tangente à prática multilertrada; aos estudos de Freire et al (2009) e de Moreira (2011), no concernente à esfera pedagógica; e às investigaçôes de Rodrigues (2016), no competente aos usos linguísticos – mais especificamente, aos usos dos conectivos. A partir da elaboração de uma sequência didática e de um estudo de caso - ambos atrelados à fundamentação teórica desta pesquisa – constatou-se 1) a pressão do(s) uso(s) linguístico(s) como uma das promotoras do processo de aprendizagem significativa e  2) a importância das ferramentas EaD como estímulo para a autonomia do alunado, tornando-o autônomo e produtor de novo conhecimento.