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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Construindo pontes: ensino de português como língua não materna para adolescentes imigrantes haitianos

Autores:
Hamayana Silva Melo (IFG - Instituto Federal de Goiás)

Resumo:

Este pôster apresenta minha experiência como docente em formação ministrando aulas de língua portuguesa para adolescentes haitianos, entre 9 e 14 anos, como parte do projeto ‘Acolher, ensinar e aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade’. A perspectiva de ensino da língua é de português como língua de acolhimento (PLAc), pois os imigrantes haitianos chegam ao estado de Goiás em busca de condições melhores de vida e dependem da língua como instrumento de inserção social e laboral, precisam de acolhimento. Por esse motivo, este projeto tem como objetivo principal aperfeiçoar a aquisição da língua portuguesa como um instrumento de mediação entre o imigrante e a sociedade que o recebe, aliada no processo de adaptação e de pertencimento ao novo ambiente (SÃO BERNARDO, 2016). Sou aluna do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás, onde o projeto ocorre aos sábados, no período vespertino. Neste pôster, apresento como as aulas são planejadas, executadas e acrescidas das contribuições dos próprios alunos haitianos.  Exponho meus relatos de como tenho integrado teoria e prática na construção do meu fazer docente e algumas das atividades realizadas pelos alunos haitianos, mostrando como está sendo o desenvolvimento da aprendizagem deles da língua portuguesa. Como resultado, afirmo que a relevância deste projeto se dá pelo fato de que o ‘aprender a aprender (MAGALHÃES, 2003) é a mola propulsora da formação docente e, por meio do PLAc, o ensinar se torna o aprender e assume o seu papel  principal, o acolhimento.