Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


UM ESTUDO EM CONTEXTO MATO-GROSSENSE SOBRE AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA

Autores:
Vitória França Albuquerque (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

O presente trabalho se trata de um projeto de intervenção que teve por finalidade analisar se e quais as possíveis contribuições das histórias em quadrinho para o desenvolvimento e aprimoramento da leitura crítica de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, de  uma escola pública, em um contexto mato-grossense. A pesquisa está fundamentada na Linguística Aplicada, é de natureza qualitativa baseada em Bauer e Gaskel (2002), Marconi e Lakatos (2003), do tipo pesquisa-ação (DEMO, 1992). Tem como bases teóricas Kleiman (1995), Santos e Vergueiro (2012), Soares (2003), dentre outros. O estudo durou  três semanas, iniciou-se na última semana de agosto e encerrou-se na segunda semana de setembro de 2017. Para a coleta de dados optou-se por dividir o empreendimento em alguns módulos. No primeiro encontro fez-se a explicação sobre o que seria um gênero textual e depois partiu-se para a explanação sobre as história em quadrinho. Esta explicação teve como intuito proporcionar aos alunos um olhar diferente em relação ao gênero, isto é, que este pode ser utilizado para além de entretenimento. Em seguida, algumas atividades foram desenvolvidas com os alunos, uma delas foi: interpretação oral e escrita  de alguns quadrinhos. No segundo módulo fez-se uma retomada sobre o que havia sido abordado anteriormente e logo após, reservou-se um momento para a leitura de histórias em quadrinho. No terceiro encontro os alunos produziram manualmente suas histórias em quadrinho, e, em um outro momento as reproduziram em um aplicativo chamado HáGaQuê, como proposta de multiletramento. A realização do trabalho foi de grande importância, e, apesar dos desafios, grande parte dos discentes conseguiu entender a dinâmica do trabalho e pôde aprimorar sua leitura. Os alunos perceberam também que a compreensão das histórias em quadrinho envolve  aspectos como os recursos extralinguísticos, utilizados para entender elementos para além do texto.  


Agência de fomento:
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO