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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Experiências de formação de professores de PLE no curso de Letras: o planejamento de atividades lúdicas e a articulação teoria-prática

Autores:
Paula Graciano Pereira (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)

Resumo:

Esta comunicação visa a apresentar propostas e trabalhos desenvolvidos em uma disciplina prática (Prática como Componente Curricular - PCC) do curso de Letras-Português do IFG - Câmpus Goiânia. A turma focalizada nesta apresentação foi composta por 11 estudanstes, que desenvolveram suas atividades no 1º semestre de 2018. Trata-se de uma disciplina que tem como prerrogativa a articulação entre teoria e prática e que pressupõe o desenvolvimento, ao final do semestre, de um produto/material didático-pedagógico. O objetivo desta PCC é analisar, elaborar e desenvolver materiais didáticos e exercícios lúdicos para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional / Língua Estrangeira / Língua de Acolhimento (LA/LE/LAc), com a utilização de jogos, músicas, recursos audiovisuais e tecnológicos. Partimos da premissa de que “o prazer por si só é uma parte importante da aprendizagem de línguas” (RICHARDS, 1969, p. 161). Assim, com base nos trabalhos de Vygotsky (1996,1998, 2005, 2010), Pereira (2007, 2015), Cardoso (2011), Nunes (2014), entre outros, propomos uma reflexão acerca da atividade lúdica como "o berço obrigatório das atividades intelectuais, sendo, por isso, indispensável à prática educativa” (ZACHARIAS, 2006, p. 2). Considerando que "a motivação é a chave para qualquer aprendizagem (...), a espinha dorsal de qualquer sala de aula” (LILE, 2002), os discentes da discplina elaboram e executam atividades e materiais didáticos lúdicos de diferentes naturezas e formatos sob perspectiva da abordagem por tarefas (NUNES, 2014) no ensino-aprendizagem de Português como LA/LE/LAc.