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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Leitura, escrita e consciência fonológica em crianças e adolescentes com síndrome de Down

Autores:
Aline Lorandi (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

Esta comunicação tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre habilidades linguísticas e não-linguísticas relacionadas com a consciência fonológica, a leitura e a escrita em indivíduos com síndrome de Down (SD), visando à intervenção precoce. O aporte teórico encontra na Psicolinguística, nas Neurociências Cognitivas e na Linguística Aplicada uma interface que possa dar conta desses problemas de aprendizagem de uma forma mais abrangente e adequada, tendo em vista suas naturezas multifacetadas, em uma perspectiva desenvolvimental. A metodologia conta a aplicação de testes padronizados para avaliação da leitura, da escrita, da consciência fonológica, da consciência fonoarticulatória, da memória de trabalho, da atenção, da nomeação rápida, do vocabulário receptivo e das funções executivas. Esses testes estão sendo aplicados a 16 crianças e adolescentes com síndrome de Down, além de 16 crianças sem a síndrome, pareadas por habilidade de leitura, para fins de comparação. A pesquisa encontra-se em andamento, mas resultados preliminares apontam uma variabilidade bastante grande entre os participantes com a síndrome, em relação a todas as atividades avaliadas, o que corrobora pesquisas anteriores. Além disso, os indivíduos com SD parecem ser mais hábeis na leitura que na escrita e apresentaram bons níveis de consciência fonológica em relação à escrita, que foi sua habilidade mais deficiente. Também apresentaram dificuldades na memória de trabalho. Outros resultados, provenientes da correlação de Pearson, serão apresentados após o final das coletas. Entende-se que a escola é espaço no qual devem-se (re)pensar as práticas pedagógicas, o ensino e a aprendizagem de todos os alunos. Almeja-se, assim, que os resultados alcançados neste estudo possam contribuir com subsídios para enfrentar o desafio de construírem-se novas/outras propostas de ensino para que, desde a Educação Infantil, estimulem-se habilidades relacionadas à consciência fonológica, à leitura e à escrita, de modo especial para alunos com síndrome de Down.