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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA NA FRONTEIRA: REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR TRANSFRONTEIRIÇO

Autores:
Thiago Benitez de Melo (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

No pluralismo cultural contemporâneo é possível notar fragmentações de identidades, hibridizações de culturas e redefinições culturais. A sociedade contemporânea vem sendo alvo de inúmeras rotulações e designações para a tentativa de explicar esse caráter trans/intercultural: “modernidade tardia” (HALL, 2006), “sociedade pós-moderna” (HARVEY, 1993), “modernidade líquida” (BAUMAN, 2005), “modernidade reflexiva” (LASH, 1997). Em consonância com esse contexto globalizado, no cenário transfronteiriço Brasil-Paraguai-Argentina percebe-se a complexidade social vigente e os conflitos identitários que insistem em apontar para a questão: “quem sou eu?”. Concomitantemente, no ambiente escolar brasileiro, é possível notar a imersão cada vez maior de alunos paraguaios que atravessam todos os dias as fronteiras físicas para estudar nas escolas brasileiras com a esperança de terem um futuro prodigioso e promissor, mas com a insegurança e o medo de não alcançarem o sucesso escolar por alguns “empecilhos culturais”, como a língua, por exemplo. Dessa forma, este trabalho tem objetivo discutir e averiguar como são construídas as identidades desses alunos no contexto escolar de fronteira e quais as representações que eles têm acerca da diversidade linguística e sociocultural da região em que vivem e de si mesmos, ou seja, quais as representações construídas através de olhares para si. Para tanto, realizamos, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, entrevistas não estruturadas com alunos do contexto escolar transfronteiriço. A pesquisa em questão é de cunho etnográfico e amparamo-nos nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada Crítica, dos Estudos Antropológicos, da Teoria Crítica do Discurso e dos Estudos Culturais.


Agência de fomento:
Unioeste