Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: abordagem teórica como suporte para a prática em sala de aula.

Autores:
Carlos Vieira de Souza (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)

Resumo:

O presente artigo consiste em uma abordagem sobre leitura considerando seus conceitos e características baseadas sob as perspectivas de Chartier (2001), Koch (2013) e Cagliari (1999) entre outros, tendo como objetivo a abordagem teórica como suporte para o reconhecendo de sua importância para a compreensão dos textos na sala de aula e no que se refere a leitura do mundo ao seu redor e a partir delas criar estratégias de leitura que permeiem o conhecimento trazido pelo aluno com base nas experiências fora do contexto escolar até a construção do perfil de leitor fomentado na escola, na qual a formação do leitor se destaca como um de seus papeis principais. Desse modo, o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e interpretação possibilitará a construção do leitor literário no que se refere ao letramento considerando a realidade e o gosto do aluno e não apenas os cânones trabalhos na escola. Para tal constatações, as observações na literatura de Cosson (2007) se fazem essencialmente importante como suporte no que se refere ao papel da escola na construção de sentidos daquilo que se lê e a identificação do leitor literário além da capacidade de decodificação oferecida pelos métodos de alfabetização no processo de ensino e aprendizagem.


Agência de fomento:
UFCG - Campus Cajazeiras - PB