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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL POR MEIO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO IFTO – CÂMPUS PALMAS

Autores:
João Carlos Botelho (IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins)

Resumo:

Este trabalho discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, à luz da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012) aplicada ao ensino dos gêneros miniconto e roteiro, que incidiu na produção de curtas-metragens sobre novos olhares para a música “Faroeste Caboclo”, da banda Legião Urbana. A experiência ocorreu junto a duas turmas do terceiro ano do Ensino Profissionalizante Integrado aos Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO/Palmas. Entendemos que letramento é um conceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola, mas em diversas agências sociais, porque a escrita, na atualidade, faz parte da paisagem cotidiana. Assim, na concepção de Gasparetto Sé (2008), textos multimodais são definidos como aqueles que empregam duas ou mais modalidades de formas linguísticas, a composição da linguagem verbal e não verbal a fim de proporcionar uma melhor inserção do leitor no mundo contemporâneo. E, aida nessa lógica, ler e produzir textos orais e escritos são resultados da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos. Portanto, ao deixar fluir dos alunos essas diferentes habilidades e competências o professor estaria contribuindo para com um processo de aprendizagem mais autônomo, asssim,  possibilitanto um maior protagonismo estuidantil. Para a realização da atividade, além da habilidade de ler e escrever, foi necessário aos estudantes saber lidar com a informação visual, integrando seus sentidos e significados que acompanham rapidamente todas as mudanças do mundo. Pois, as constantes mudanças na sociedade conclamam novas práticas de ensino e concepções de texto, uma vez que as necessidades de aprendizagem já não são as mesmas (KOPE;KALANTZIS, 2000). Assim, o conceito de textos multimodais, procurando refletir como esses textos emergem um novo formato de leitura e escrita baseado em elementos que vão além dos signos alfabéticos.