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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Retextualização: das entrevistas às memórias

Autores:
Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

 

Mestranda: Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna

Orientadora: Profa. Dra. Ana Virgínia Lima da Silva Rocha - UFRN.

Retextualização: das entrevistas às memórias

Este trabalho, oriundo de uma dissertação de mestrado do PROFLETRAS, consiste na análise de memórias produzidas a partir de entrevistas orais, por alunos do 7º Ano de uma escola da rede pública estadual de Natal-RN. Os textos foram produzidos no contexto de uma sequência didática, em que buscamos ressignificar práticas pedagógicas, realizando atividades dispostas a promover o trabalho com o gênero memórias, com ênfase na retextualização e na reescrita. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é estabelecer e refletir acerca de possíveis relações entre o material didático apresentado - desde a sequência didática até as atividades realizadas – e as produções dos alunos. Para tanto, a análise se constitui de dois momentos: 1) as operações de retextualização de entrevistas que antecederam as memórias para a escrita desse gênero; 2) a reescrita das memórias elaboradas. O referencial teórico encontra-se pautado em Altenfelder e Clara ([2016]), acerca do gênero memórias; em discussão acerca de retextualização, apresentado por Dell’Isola (2007), Marcuschi (2010), Matencio (2002) e Silva(2013) e de reescrita, por Matencio (2002). Na sequência didática, foram realizadas atividades voltadas às operações de retextualização e a questões linguísticas necessárias de serem superadas para a reescrita. A análise aponta contribuições da sequência didática para os processos de retextualização envolvidos na produção de memórias, bem como para a produção final.

Sequência didática. Memórias. Retextualização. Reescrita.


Agência de fomento:
CAPES