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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Português como Língua de Acolhimento: encaminhamentos para a produção de materiais didáticos e de pesquisas

Autores:
Laura Fontana Soares (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

No contexto de ensino de português a imigrantes refugiados, emerge o conceito de Português como Língua de Acolhimento, representado pela sigla PLAc, compreendido como uma ramificação da área de Português como Língua Adicional. Esta comunicação apresenta um conjunto de reflexões sobre o que é e sobre quais são as especificidades de ensino do português para imigrantes e refugiados, a partir de pesquisas recentes sobre o tema (AMADO, 2013; ANUNCIAÇÃO, 2017; CABETE, 2010; LOPEZ, 2016; GROSSO, 2010; MARQUES, 2018; OLIVEIRA, 2017; RUANO E CURSINO, 2015; SÃO BERNARDO, 2016). Tais pesquisas indicam características do PLAc, como o ensino em contexto cujos alunos não são assíduos e possuem diferentes níveis de proficiência em português e de escolarização, inclusive alunos não alfabetizados; o papel desempenhado por ONGs e instituições religiosas que promovem aulas de língua, ministradas por professores voluntários que não possuem formação para exercer a docência; a carência de material didático adequado ao público de ensino, entre outros percalços que se repetem e merecem atenção por caracterizarem o contexto de acolhimento em línguas em distinção aos demais contextos de ensino de línguas (por exemplo, contextos acadêmicos, turísticos etc.). A partir das informações e reflexões apresentadas pelas pesquisas que constituíram esta revisão bibliográfica, buscamos apresentar os contornos deste contexto no Brasil, a fim de refletir sobre o português como língua de acolhimento e suas implicações para a participação social daqueles sujeitos que constituem os novos fluxos migratórios. Valemo-nos deste retrato construído para apresentar encaminhamentos necessários à agenda de produção de material didático e de pesquisas na área da educação de refugiados e migrantes que desejam, ou necessitam, aprender a língua portuguesa como parte dos seus processos de migração.


Agência de fomento:
CNPQ