Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Do livro à tela: uma aventura interativa pelo universo da leitura

Autores:
Gleidson Azevedo Ramos (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:

Em um cenário marcado pela presença marcante das ferramentas digitais, elas não podem estar à margem do trabalho pedagógico, principalmente se levarmos em conta o fato de que os alunos as usam com bastante desenvoltura.Este trabalho relata a experiência a partir de uma prática pedagógica de leitura do texto literário desenvolvida com turmas do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Feira de Santana, Bahia.O trabalho citado teve como objetivo principal a revitalização da biblioteca escolar como ambiente para o letramento literário e a interação desse espaço com os meios virtuais e digitais. Isso porque qualquer ação de intervenção para a formação de leitores que não leve em consideração o perfil do estudante/leitor contemporâneo provavelmente fracassará. A base teórica que determinou a elaboração do projeto de intervenção na escola  recorreu a  Bakhtin (1929) para o entendimento de linguagem, língua e interação; para a fundamentação teórica referente à leitura e letramento literário,os estudos de Cosson (2016) e Jouve (2002) foram os escolhidos;  Rojo e Moura (2016), Rojo (2013), Coscarelli (2016) são o aporte teórico que fundamentou o conceito de multiletramentos a partir do qual as atividades foram pensadas; para a fundamentação sobre a biblioteca escolar, recorreu-se a Maroto (2012),Morais (2012),Ferreira (2015), Colomer (2017) e Bajour ( 2012).Esse projeto possibilitou uma prática de ensino da língua portuguesa voltada para a formação de  leitores dos textos mais diversos possíveis e gerou condições para  o estudante ampliar  sua competência leitora, no universo dos multiletramentos.


Agência de fomento:
UEFS