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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A ESCRITA COLABORATIVA EM TEMPO REAL: O QUE ENTRA EM JOGO, NA ESCRITURA DE UM TEXTO, QUANDO ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS COMBINAM O QUE VÃO ESCREVER?

Autores:
Maria Hozanete Alves de Lima (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

O que entra em jogo, na escritura de um texto, quando alunos recém-alfabetizados combinam o que vão escrever? Sendo o texto escrito um relato sobre uma excursão escolar vivenciada por eles, que elementos linguísticos podem concorrer na composição textual? Essas questões se encontram no cerne de nossa proposta de investigação. Cada uma delas aponta para diferentes horizontes, posto considerar-se a “escritura em ato” (CALIL, 2008, 2013, DOUQUET, 2007) que preserva a cena enunciativa dialogal através da qual se visibilizam as negociações entre os escreventes e, também, o texto enquanto produto final de uma proposta de escrita gerenciada no espaço escolar. Em nosso estudo, analisaremos dois processos escriturais registrados através de material áudio-visual (câmera e áudio), capturando, em tempo real, a interação entre os alunos e as operações metalinguísticas e metaenunciativas (AUTHIER-REVUZ, 1991, 1998) que orientam o processo de escritura - textualização em curso - e a escrita do texto - enquanto produto final. As análises de nosso material nos permitiram evidenciar que alunos em processo de aquisição de linguagem discutem não apenas sobre o que vão escrever textualmente, mas sobre questões gramaticais heterogêneas, que vão desde o sistema gráfico (relação som-letra) até regras sintáticas ainda não sedimentadas por eles.