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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA NA ESCOLA: um estudo de projetos de leituras literárias

Autores:
Daniela Maria Segabinazi (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Renata Junqueira Souza ()

Resumo:

O presente trabalho objetiva apresentar e discutir resultados de pesquisa do Estágio de Pós-Doutorado intitulado Os projetos de leitura na escola: pressupostos teóricos-metodológicos da mediação da leitura literária e suas repercussões na sala de aula”, realizado no período de outubro de 2017 a setembro de 2018 junto ao Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. O plano de estudos e a pesquisa converteram-se em um aprendizado significativo, instigado pela necessidade de compreender aspectos teóricos e metodológicos que envolvem a formação de leitores de literatura, mediação e práticas pedagógicas apoiadas no estudo dos projetos de leituras que as escolas da rede pública municipal de João Pessoa∕PB desenvolvem durante o ano letivo. A metodologia utilizado foi a revisão bibliográfica, de análise documental, e análise da coleta de dados por meio de entrevistas com professores ou responsável pela elaboração e execução dos projetos de leitura nas referidas escolas, posteriormente, foi realizada atividades de formação com os professores de uma escola participante da pesquisa. O aporte teórico que fundamentou o trabalho são oriundos das teorias cognitivas de leitura, particularmente as discussões sobre estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; LERNER, 2005; SOUZA, 2010; 2017); da teoria literária reconhecida por abordar a recepção da leitura e do leitor, nomeada Estética da Recepção ((JAUSS,1979; ISER,1996) e das abordagens metodológicas apresentadas a partir da teoria do projeto de trabalho, projeto didático e sequência didática (HERNANDEZ; VENTURA, 1998; ZABALA, 1998), entre outros autores e abordagens. Em síntese, os resultados abarcam análises dos projetos de duas escolas diretamente envolvidas na pesquisa; descrição e análise das entrevistas com professores e mediadores de leitura; e, especialmente, a descrição e análise da formação com os professores da escola participante.