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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CRONOTOPO, ATIVIDADES E VOZES: ESPAÇO E TEMPO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Francisco Leilson da Silva (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

Este trabalho busca a compreensão do cronotopo em atividades com os gêneros discursivos orais em dois livros didáticos do nono ano do Ensino Fundamental, com a seguinte subdivisão: um livro didático de Língua Portuguesa (LP) e um livro de História de duas coleções diferentes de cada componente curricular. Realiza a busca a partir da análise do texto escrito, com o intuito de identificar como o cronotopo se apresenta em atividades da oralidade como práticas dos gêneros discursivos orais situados no tempo e no espaço. Para conduzir a reflexão sobre o trabalho com as atividades que contemplam a fala nos livros e como evidenciam a presença dos gêneros discursivos orais como objeto de aprendizagem relacionada ao cronotopo, serão utilizados os seguintes autores: Bakhtin (2011), Rojo (2008), Dolz e Scheneuwly (2004), Morson e Emerson (2008). Com base nesses estudos, constata que a presença das atividades com gêneros discursivos orais no livro didático ainda apresenta limitações. Porém, já identifica avanços em comparação a um passado não muito distante em que a oralidade estava condenada ao ostracismo ou era apenas citada como uma possibilidade de realização do texto por meio da fala. Mesmo assim, uma das atividades aparecem com elementos espaciais e temporais, logo aponta um sujeito de uma fala localizadora e demarcada no tempo histórico e social; enquanto a segunda atividade direciona para uma atividade com gêneros discursivos esvaziadas de demarcação espacial e temporal.


Agência de fomento:
UFRN