Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


As contribuições do Projeto LER... Literatura e Ciência para a construção da cultura científica e literária

Autores:
Liane Filomena Muller (FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara) ; Dieila dos Santos Nunes (FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Luciane Maria Wagner Raupp (FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara)

Resumo:

Contribuir com a formação de cidadãos aptos para agir criticamente em sociedade e dar direito à voz e à arte literária é compromisso do Projeto LER...- Literatura e Ciência, que é uma parceria entre o Grupo Editorial Sinos, as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT, Taquara, RS), a Universidade do Vale Rio do Sinos
(UNISINOS, São Leopoldo, RS) e 51 prefeituras municipais, além de escolas estaduais e particulares, das regiões de abrangência. Alinhando-se a essa ideia, o projeto visa promover o hábito de leitura por meio de textos literários e de divulgação científica, buscando fomentar o diálogo e a reflexão sobre literatura e ciência, numa perspectiva interdisciplinar, em prol da construção da cultura literária e científica. Há 16 anos, as Instituições de Ensino Superior organizam fascículos, que contêm textos literários e de divulgação científica, a fim de distribuir às escolas conveniadas. Além disso, a cada nova edição, os professores-multiplicadores são reunidos em encontros de formação na Instituição de Ensino Superior de sua área de abrangência. Nesse sentido, com a finalidade de mensurar de que modo este projeto corrobora com o desenvolvimento social e a formação docente, aplicou-se um questionário com 50 questões, em 69 professores dos municípios de abrangência da Faccat, sobre os impactos dos textos que compõem os fascículos, assim como das formações oferecidas. Para esta reflexão, a partir dos dados deste corpus de pesquisa, este trabalho apoiou-se em Lima e Caldas (2011), que elucidam sobre a divulgação da ciência como forma de inclusão social, e em Candido (2004) e Bakhtin (1998) e (2017), os quais refletem sobre a literatura e sua ação libertadora. Percebeu-se, a partir dos resultados obtidos, que o projeto se consolida, ano após ano, ao instrumentalizar professores de educação básica e promover a cultura literária e científica por intermédio dos fascículos.