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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Proposta de um glossário digital de Fraseologismos para estudantes de português – língua estrangeira – PLE

Autores:
Maria Erotildes Moreira E Silva (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo:

A transposição didática das Unidades Fraseológicas (UF) tem sido objeto de pesquisa no ensino de Português – língua estrangeira (PLE), pelo desafio que tem revelado a professores e estudantes.  Dentre as necessidades enumeradas por professores de PLE em diferentes países (SILVA, 2015), figuram a ausência de material didático em que as UF sejam trabalhadas e a falta de acesso a livros que abordem aspectos interculturais no ensino de português. Para diminuir esse hiato e na esteira do que defende Spolsky (2004), em relação a uma política linguística que considere crenças e práticas linguísticas dos usuários de um idioma, propomos uma política linguística de corpus (CALVET, 2007), que pode contribuir ao desenvolvimento de competências necessárias ao uso do português por um estrangeiro, quando ele se deparar com Unidades Fraseológicas de diferentes tipos. Nessa perspectiva, propomos a elaboração de um glossário digital destinado à compreensão de Unidades Fraseológicas, no processo de ensino-aprendizagem de PLE em que o estudante ou tradutor tenha acesso a essas UF, dentro de um determinado contexto que, a nosso ver, pode funcionar como uma ponte entre o dado e o novo. Para avaliar o alcance de nossa intervenção, apresentamos exemplares de verbetes a estudantes de nível intermediário de PLE e, a partir das observações desses estudantes, produzimos o Fr@seo-digital, um glossário em que elencamos diferentes fraseologismos, utilizados nas modalidades oral e escrita e em diferentes gêneros textuais. Os resultados parciais da avaliação desses estudantes reafirmam a relevância do contexto na construção do sentido dessas lexias e o papel das tecnologias de informação na elaboração de material didático e, ao mesmo tempo, revelam a atenção que deve ser dada aos aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, quando do uso do aparato tecnológico de que dispomos para a democratização do conhecimento. 


Agência de fomento:
PNPD-CAPES