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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITES DE FORMAÇÃO E LEITURA EM LUGARES DISTANTES – A CRIAÇÃO DE UM LUGAR DE LER NO QUILOMBO ARAPEMÃ.

Autores:
Gilson Vasconcelos dos Santos (UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo a criação de um espaço de leitura na comunidade quilombola Arapemã, pois se entende que ler é um direito de todos (CANDIDO, 2011), pois oportuniza a formação filosófica e espiritual ao homem. Dessa forma, este trabalho está sendo desenvolvido como um projeto de pesquisa (Pibic-AF/Ufopa), vinculado ao Grupo de Pesquisa, Estudo e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na escola – Lelit, que há sete anos desenvolve atividades no campo da alfabetização, literatura infantil e leitura em educação escolar a fim de comprovar o ato de ler como um mecanismo essencial para a formação crítica do indivíduo. Com isso, tomou-se a comunidade Arapemã como espaço de ação, por esta ter uma escola quilombola que agrega mais de 110 alunos, incluindo educação infantil, ensino fundamental e Eja (Educação de Jovens e Adultos), além disso, o investigador é oriundo deste lugar. A escola possui um espaço de leitura precário, esta investigação pretende revitalizar o lugar de ler com a comunidade e inseri-lo nas preocupações educacionais e políticas do quilombo. Para investigar com êxito os limites e as possibilidades de levar a leitura em lugares distante: quilombo de Arapemã será usado o método da pesquisa-ação, no qual, requer a participação efetiva dos comunitários na realização da atividade, além ser um método que se altera conforme as demandas da comunidade. As etapas do trabalho estão organizadas da seguinte forma: estudo da bibliografia sobre formação do leitor e educação quilombola; estudo bibliográfico na área da literatura e educação; aplicação de enquete com a população do quilombo; reuniões com o grupo envolvido para definição e avaliação das ações; criação do espaço de ler e constituição do acervo; desenvolvimento de atividades de leitura literária de caráter congregacional e formativo.