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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ARGUMENTAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL E ESCOLAR: SUJEITO E ESCRITA EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

Autores:
Maria Aparecida de Souza Carvalho (FFCLRP - USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Soraya Maria Romano Pacífico (FFCLRP - USP - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo:

Esta pesquisa apresenta discussões sobre a influência das práticas discursivas via redes sociais digitais, observadas na produção textual de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é identificar os gestos argumentativos dos sujeitos-alunos no ambiente virtual comparativamente aos de sala de aula e como e quais sentidos são construídos, considerando os textos produzidos pelos sujeitos, nas diferentes condições de produção. Isso ocorre porque são as condições dadas aos interlocutores que definem o que pode ser dito ou o que deve ser silenciado naquela enunciação, a fim de atender a um propósito previamente dado. Se, para o sujeito, a escola profere um discurso autoritário em que sua voz é interditada pelo modo como lhe são impostas as atividades de produção de texto, por outro lado, suas interações em ambiente virtual podem dar-lhe condições de posicionar-se de outra forma, dadas as condições em que o sujeito se inscreve, fora da sala de aula e mergulhado na malha movente do digital.As produções escritas, que constituem nosso corpus,foram constituídas por textos dissertativo-argumentativos,escritos a partir das discussões realizadas em sala de aula, acerca da questão polêmica “por que usar (ou não) o celular durante a aula?”. Com base no arcabouço teórico da Análise do Discurso, o trabalho do analista deve ser a construção de um dispositivo da interpretação, levando em conta as condições de produção. Para a AD, o sujeito é uma posição discursiva e quando ele entra em fluxo do discurso, ocupa a posição de sujeito e a defesa de um ponto de vista só é possível se ele for capaz de argumentar, ou seja, se tiver acesso ao que Pêcheux chamou de arquivo. Os resultados apontam que a argumentação se faz mais presente em ambiente virtual, dada sua pluralidade de significações.