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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Um caminho para o ensino de Literatura no Ensino Fundamental

Autores:
Roberta Garcia (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

O estudo aqui apresentado é parte de uma pesquisa de maior amplitude e tem como objetivo demonstrar uma reflexão acerca do desafio de ensinar a leitura de textos literários, no Ensino Fundamental a alunos com dificuldades em compreensão de textos, provenientes de um período de alfabetização deficitário, conforme constatado em entrevistas e questionários aplicados para a detecção dessas adversidades.  Esta pesquisa é ancorada nas fundamentações teóricas de Antunes (2010); Cavalcanti (2010); Koch & Elias (2007) e Dell’Isola (2013), sobre ensino de leitura; na perspectiva de letramento de Soares (2003) e Kleiman (1995, 2003) e na noção de gêneros de Marcuschi (2006) e Dolz e Schneuwly (2004). No âmbito escolar, o conceito de leitura como prática social deve ser associado ao conceito de instrumento de aprendizagem. A metodologia deste trabalho configura-se como uma pesquisa-ação e tem natureza qualitativa. As atividades propostas têm como objetivo auxiliar na superação de dificuldades de interpretação e compreensão da leitura desses alunos. Implementadas em uma escola municipal de Brumadinho/MG, teve como público alunos do Ensino Fundamental. Entre os métodos utilizados, encontram-se a “pausa protocolada”, jogo de trilha e aula dialogada. É fato que para desenvolver uma compreensão textual desejável, o aluno precisa fazer a associação texto/conhecimento de mundo; no entanto, a mediação do professor é imprescindível nesse processo, já que por meio dele o aluno terá acesso ao objeto de leitura, dentro da escola. Nesse sentido, é importante pensar em um ensino voltado para a ideia de leitura como uma prática social e como um instrumento de aprendizagem, possibilitando, assim, uma ressignificação na relação entre professor e aluno, além de fomentar a formação de leitores mais proficientes, já que a leitura se fundamentará como um processo de ampliação das práticas de letramento desse público, favorecendo uma maior inserção social.