Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Sobre o apagamento do -r final na escrita de alunos das redes particular e pública na cidade de Feira de Santana-BA: casos de hipercorreção e uso de diacríticos

Autores:
Paula Freitas de Jesus Torres (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Josane Moreira de Oliveira (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar casos de hipercorreção em torno da terminação das palavras em que o -r final foi acrescido em vocábulos que naturalmente não o têm e casos de uso de diacríticos (acento gráfico) em vocábulos que sofreram apagamento. Os dados aqui encontrados são oriundos de uma pesquisa de cunho sociolinguístico que utilizou o método quantitativo com o suporte do programa GoldVarb X cujas análises foram feitas à luz da teoria da variação e mudança linguística laboviana. Trata-se de um estudo do apagamento do -r final em 154 produções textuais escolares de alunos do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental II e do 3º ano do Ensino Médio das redes particular e pública da cidade de Feira de Santana-Ba. Os “achados" de hipercorreção e do uso de diacríticos, embora em pequena quantidade, mostram que esses fenômenos, principalmente os de hipercorreção, encontram-se presentes na escrita dos alunos independentemente da rede de ensino na qual os estudantes estão inseridos. Seus contextos de uso têm sido, praticamente, os mesmos contextos de apagamento do -r final na escrita, como é o caso dos verbos e dos nomes terminados com as vogais /i/ e /a/. É importante ressaltar que esses fenômenos podem ser objeto de investigações futuras, já que têm se expandido na língua escrita.