Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A produção de texto no livro didático de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de EJA: prática pedagógica emancipatória

Autores:
Rafaela Cristine Merli (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:

Este trabalho trata da produção de texto em Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos. Como objetivo geral, pretende investigar como a produção textual é tratada no livro Didático de Língua Portuguesa para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma coleção aprovada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para os anos finais do Ensino Fundamental de EJA. Enquanto objetivos específicos, tenciona analisar como o livro didático selecionado (Caminhar e Transformar - FTD) trabalha a produção textual; identificar se o livro didático apresenta diferentes gêneros de produção textual e investigar se o contexto do estudante é levado em consideração nas propostas de produção textual. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, isto é, predominantemente descritiva, com abordagem interpretativista. O delineamento da pesquisa se dará por meio de estudo de caso, pois o objeto a ser estudado é o Livro Didático de Língua Portuguesa de EJA, buscando compreender como a produção de texto é tratada nesse material. Para análise e interpretação dos dados obtidos, a ciência que sustentará este trabalho é a Análise de Conteúdo e a perspectiva em relação à discussão sobre a produção de texto tem como base os estudos sociointeracionistas e dialógicos de Bakhtin.


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Londrina