Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: CAMINHOS PARA LEITURA INTERATIVA, ESCRITA E ORALIDADE

Autores:
Edite Sampaio Sotero Leal Sotero (UEMA - Universidade Estadual do Maranhão)

Resumo:

 

 

A literatura infantil e juvenil sempre exerceu fascínio entre as crianças e adolescentes em função de apresentar gêneros que primam pelo imaginário, pela criatividade e beleza das rimas e jogos de palavras através das poesias, fábulas, contos de fadas, romances de mistérios. Entretanto, mesmo com tantas obras à disposição das crianças e adolescentes no mundo atual, em muitos locais a escola ainda não consegue despertar em seus alunos o gosto pela leitura, tampouco o desenvolvimento de habilidades para escrita e oralidade, seja porque não dispõe de material didático suficiente, ou porque os professores não estão adequadamente qualificados quanto às metodologias educativas e lúdicas. Em função desta realidade, propõe-se no Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa mostrar a experiência com o projeto Leitura interativa, escrita e oralidade, desenvolvido com professores e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de São Francisco do Maranhão, que tem 12 mil habitantes, uma incidência de pobreza de 53,5% e um IDEB de 0,528. O referido projeto tem como objetivo principal melhorar o IDH do município seguindo a linha da educação. Nesta perspectiva, apresenta-se uma proposta de trabalho acadêmico que visa a mostrar que a leitura, a escrita e a fala são fatores de grande relevância para uma sociedade que deseja se sobressair num contexto globalizado e exigente. Para tanto, diversas atividades estão sendo propostas, como minicursos de novas metodologias de ensino, contação de histórias, teatro lambe-lambe, recital de poesias, leitura interativa e retextualização de histórias. Como aporte teórico, tomou-se por base os estudos de Abramovich (2006), Aguiar (1993), Coelho (2000), Bettenheim (2018), Lajolo (1993), Koch (2011), Zilberman (2003), entre outros. Portanto, ressalta-se que os indicadores educacionais do município estão melhorando e que os professores estão mais bem preparados para o exercício da docência.