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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Desisti de fazer uma tese monumental e revolucionária” – a (re)construção de identidades acadêmicas no doutorado

Autores:
Rómina de Mello Laranjeira (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie )

Resumo:

Na esteira dos estudos dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; STREET, 2009; LILLIS, 2003; FISCHER, 2010; FIAD, 2013, 2017), propomos apresentar os resultados finais de um projeto de pós-doutorado, ainda em andamento, cujo primeiro objetivo é identificar e analisar concepções e práticas de letramento acadêmico na formação doutoral em Portugal e no Brasil. Em segundo lugar, visa analisar processos de (re)construção das identidades acadêmicas de doutorandos de várias áreas disciplinares. Adotando a etnografia como perspectiva teórica e epistemológica, os dados apresentados correspondem a um recorte feito no corpus da pesquisa, realizada em três universidades da cidade de São Paulo. Mais especificamente, serão discutidos os resultados provenientes da análise de diários reflexivos de quatro participantes, com teses em andamento, bem como capítulos das teses e/ou artigos publicados, conversas cíclicas sobre textos e e-mails. Até ao momento, as trajetórias analisadas apontam para modos situados de (re)construção das identidades acadêmicas, bastante influenciados pelas histórias de letramento, pela socialização acadêmica e pelas formas particulares de ser, pensar e agir no campo disciplinar; conflitos internos e dificuldades de produtividade mutuamente afetados por emoções negativas e baixa autoestima; representações restritivas do processo de escrita acadêmica; eventos significativos (des)estruturantes ao nível da orientação e feedback sobre os textos; percepções flutuantes de autoria relacionadas a emoções da/sobre a escrita; e construções identitárias discursivas associadas a relações de poder e ideologia. Todos os participantes verbalizam uma influência claramente positiva da colaboração na pesquisa etnográfica pela possibilidade de refletirem, ao longo do tempo, sobre seus processos de inserção e construção identitária, assentes nas práticas situadas de uso da linguagem. Os resultados parciais sugerem que o favorecimento de reflexões orais e escritas autorreguladas contribuem para uma melhor compreensão de dimensões e trajetos não lineares da escrita acadêmica, bem como a superação de conflitos emocionais e tensões identitárias tão comuns no doutorado.


Agência de fomento:
CAPES