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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Linguística Centrada no Uso e suas interfaces com a Terminologia

Autores:
Tânia Borges Ferreira (UNB - Universidade de Brasília) ; Dioney Gomes (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que tem por objetivo realizar um estudo sistemático do tratamento terminológico dado nos livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental brasileiro. A Terminologia é uma disciplina interdisciplinar por natureza. Como consequência, cada uma das teorias estabelece laços e dialoga com determinadas áreas afins do conhecimento. As propostas teóricas mais recentes apresentam um caráter mais descritivo, valorizando os aspectos comunicativos da linguagem de especialidade. Essa pesquisa dialoga com os aportes teóricos e metodológicos utilizados pela Socioterminologia, Teoria Comunicativa da Terminologia, Teoria Sociocognitiva da Terminologia e a Etnoterminologia. Por essa razão, ao refletir sobre a relação gramatical presente nas terminologias, adotamos o modelo de gramática funcional da Linguística Centrada no Uso (LCU). A metodologia geral parte da identificação e coleta dos termos nos livros didáticos; montagem de fichas terminológicas; e trabalhos de campo por meio de oficinas terminográficas para analisar o tratamento dado pelos professores em sala de aula das terminologias. O diálogo entre LCU e as abordagens recentes da Terminologia é possível, pois essas teorias concebem as terminologias dentro do discurso de especialidade (ou seja, é pelo uso que se verifica a possibilidade de uma palavra do léxico comum atuar como termo). Desse modo, a LCU é utilizada para uma melhor compreensão dos contextos gramaticais em que operam os termos, possibilitando um controle das frequências e a identificação dos contextos de usos das terminologias e de construções prototípicas. A LCU é um importante aporte teórico, por lidar com aspectos linguístico-cognitivos presentes também nas terminologias.