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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DIVERSIDADE, INCLUSÃO E MUNDO DO TRABALHO: UMA NOVA DISCIPLINA DO CURRÍCULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores:
Cristiane Silva Machado (PUC - Pontifícia Universidade Católica)

Resumo:

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar como professores de diferentes áreas compreendem e trabalham a nova disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM), que foi acrescentada na matriz curricular do Ensino Médio noturno do Estado de Minas Gerais, de modo interdisciplinar com as três grandes áreas do conhecimento, biologia, matemática e língua portuguesa. Considera-se relevante conhecer a visão dos diferentes professores em relação ao trabalho interdisciplinar proposto na disciplina DIM. O ensino médio traz um currículo integrado em suas diferentes modalidades, procurando uma “formação humana integral”, ou seja, que forme um educando para ser cidadão do mundo, atuar criticamente na sociedade em que vive, tanto no meio social quanto no econômico. Como a interdisciplinaridade, segundo Fazenda (1979), implica em uma transformação profunda da pedagogia, um novo tipo de formação de professores e um novo jeito de ensinar, os dados coletados mostram que os sentidos e significados atribuídos pelas professoras revelaram que apesar de atualmente ser considerada lugar comum na educação, a interdisciplinaridade ainda está muito longe de ser amplamente estudada e compreendida, quer seja no mundo acadêmico ou na escola. No entanto, no processo de implantação da disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho, a princípio, não foram oferecidas aos professores uma capacitação sobre a disciplina. Esse fato influenciou na forma como as aulas foram ministradas, pois apesar de um esforço dos profissionais em realizar manobras para que as atividades fossem desenvolvidas de forma interdisciplinar, verifica-se que os docentes em sua prática durante as aulas e apoiados em seus conhecimentos e nas suas experiências adquiridas ao longo de sua atuação profissional, em alguns momentos se distanciaram da prática interdisciplinar oferecida pela nova disciplina.