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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


NORMA CULTA ESCRITA: O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Vivian Antonino (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo:

As expressões norma culta e norma padrão aparecem, muitas vezes, como sinônimas, mas a distinção que feita entre ambas se utiliza dos conceitos de norma objetiva e subjetiva. A norma padrão reúne formas contidas e prescritas pelas gramáticas normativas, impondo aquilo que deve ser dito; é subjetiva. “A norma culta deve ser entendida como designando a norma linguística praticada [...] por aqueles grupos sociais que têm estado mais diretamente relacionados com a cultura escrita” (FARACO, 2008, p. 56), ou seja, é  objetiva. Por esta razão, propõe-se que o ensino de língua portuguesa foque na norma culta, que é objetiva, real e pode ser, de fato, utilizada pelos estudantes, que têm apresentado um desempenho aquém do esperado. De acordo com os dados disponíveis no Portal Inep, para o Saeb de 2017, apenas 1,62% dos estudantes que concluem um Ensino Médio apresentam o nível de proficiência de língua portuguesa considerado satisfatório. Partindo desta realidade, busca-se compreender a norma culta escrita dos futuros professores de português;  a pesquisa será realizada com estudantes do curso de Letras Vernáculas numa universidade no Estado da Bahia através da análise de textos produzidos no ambiente acadêmico, em quatro momentos diferentes do curso: no primeiro, terceiro, quinto e oitavo semestres; e produzidos com diferentes graus de monitoramento (em classe e em casa). O objetivo principal é levantar quais são os desvios mais frequentes na escrita dos estudantes e acompanhar, ao longo da formação universitária, se ocorre ou não a esperada aproximação com a norma padrão.  Para controlar aspectos sociais, será aplicado um questionário em que serão investigados aspectos como: origem escolar do estudante, grau de instrução dos pais, hábitos de leitura etc. De posse desses resultados, é possível conhecer a realidade da formação do professor de português e pensar estratégias para tornar mais efetivo o ensino de língua.