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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A DINÂMICA DAS ATIVIDADES DOCENTES DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL A DINÂMICA DAS ATIVIDADES DOCENTES DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL

Autores:
Claudia Lopes Nascimento (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:

 

Partindo do pressuposto de que o trabalhador se constitui durante a experiência de trabalho e, por meio dela, os processos reflexivos são centrais para a tomada de consciência da sua identidade e do seu estilo profissional, é que pretendemos, nesse trabalho, apresentar reflexões sobre a atividade do professor de Letras, em formação inicial, considerada tanto do ângulo das normas e rituais ligados ao coletivo desse fazer profissional como também pelas ações de um sujeito para planejar, adaptar, organizar e definir as tarefas e os instrumentos materiais e psicológicos utilizados. Para tanto, teremos como base os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006), a teoria dos gêneros (BAHKTIN, 1997), as propostas da engenharia didática (DOLZ, SCHNEUWLY, 2009) e da Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação (AMIGUES, 2004). O design metodológico foi a etnografia de sala de aula com coleta de dados baseados em observações durante a produção do trabalho de planejamento e elaboração colaborativa de projetos didáticos com gêneros, em videofilmagens de aulas na educação fundamental e entrevistas de autoconfrontação às cenas filmadas. A análise foi feita através da triangulação de dados emergentes desses três momentos da pesquisa. Os resultados mostram impactos nos gestos de ajustamento ao contexto (NASCIMENTO, 2014) observáveis nos esforços de uma professora mestranda que, no trabalho efetivamente realizado e visível (CLOT, 2010) em sala de aula, se submete apenas até certo ponto à postura prescritiva, descendente e impositiva dos apelos sociais à inovação das práticas. Observam-se deslocamentos e reconfigurações no agir que podem ser tomados como indícios de discordância e contradições entre o gesto prescrito e o seu próprio gesto, ocasionando mudanças no trabalho planejado que demonstram serem constitutivas do trabalho educacional.