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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-ADOLESCENTE E(M) SENTIDOS DE VIOLÊNCIA

Autores:
Rita de Cassia Constantini Teixeira (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Com base nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso Pecheuxtiana, esta pesquisa de doutoramento, ainda em fase inicial, com o objetivo de analisar os sentidos produzidos por adolescentes, que cursam o oitavo ano do E.F., ao discursivizarem sobre violência, para alunos que cursam os anos escolares anteriores. Participarão da pesquisa três turmas de alunos do E.F. de uma escola pública da região de Ribeirão Preto – SP, especificamente alunos dos 6º, 7º e 8 anos. Pelo viés da Literatura, o adolescente poderá trabalhar o sentimento de pertencimento e da construção da identidade em presença do outro, discorrendo sobre os conflitos sociais que a sociedade vem protagonizando e, não raro, o adolescente é discursivizado como problema, como agressor e esses discursos circulam na escola e no espaço urbano como discursos de verdade. Colocar o sujeito-adolescente na posição de transgressor funciona como justificativa para a repressão e o controle. Os textos de literatura  A hora da estrela, de Clarice Lispector; A morte chega cedo, de Dalton Trevisan; e Capitães da Areia, de Jorge Amado foram escolhidos porque colocam em discurso sentidos de dor, preconceito, exclusão social, medo entre outros que podem afetar o sujeito-adolescente em sua constituição, dentro e fora da escola. Pretendemos escutar o que os adolescentes têm a dizer a seus pares sobre a temática. E, será dada atenção especial ao dito, ao não dito, ao silêncio, ou seja, aos sentidos produzidos pelo sujeito-adolescente ao colocar em discurso o modo como a violência o afeta. O objetivo sustenta-se na mudança de foco em relação à produção discursiva, uma vez que,  sempre é o adulto que produz sentidos sobre o adolescente. No caso dessa pesquisa, será o adolescente que produzirá sentidos para si e para seus colegas, todos inseridos no contexto escolar, lugar onde as manifestações de violência são muito recorrentes.