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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Reflexões iniciais sobre metodologias de alfabetização e letramento nos anos iniciais em um município do interior do Rio Grande do Sul

Autores:
Simone Weide Luiz (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

O objetivo desta comunicação é discutir dados de pesquisa de doutorado que está sendo realizada em parceria com professores alfabetizadores da rede municipal de educação de um município do Rio Grande do Sul. O estudo busca verificar as metodologias utilizadas para o ensino da leitura e da escrita e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos, com o propósito de pensar, com os docentes, o que pode ser feito para que menos alunos cheguem ao terceiro ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizados. As metodologias e o desempenho dos alunos estão sendo avaliados a partir de estudos sobre letramento e práticas sociais. Segundo Soares (2004), quando não há o domínio da leitura e da escrita, há um prejuízo para as práticas sociais que envolvem a língua escrita. Além disso, conforme Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), deve-se incluir no tratamento didático as relações da língua com aqueles que a utilizam, observando o contexto, as condições sociais e históricas de sua produção e recepção. A partir dos estudos apresentados e de entrevistas com professores do primeiro ano, serão identificados alunos que apresentam resultados aquém do esperado em relação à leitura e escrita. Serão analisados os fatores que podem influenciar o processo de alfabetização e letramento desses discentes, a metodologia utilizada, os conteúdos que tomam como alvo leitura e escrita desde a educação infantil, considerando também o contexto da(s) escola(s). A partir de tais informações, serão elaboradas propostas de atividades para esses alunos, considerando suas especificidades e necessidades. As atividades serão compartilhadas com os demais professores da rede municipal. Os dados a que se tem acesso no momento indicam que os alunos estão saindo da educação infantil sem as habilidades essenciais para iniciar a alfabetização e o letramento. É preciso, pois, avaliar, com os professores e com o amparo da BNCC, tal situação.      


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