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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LETRAMENTOS DIGITAIS E LETRAMENTOS ACADÊMICOS EM CONTATO: HABILIDADES MOBILIZADAS POR GRADUANDOS EM LETRAS PARA REALIZAR TAREFAS ACADÊMICAS

Autores:
Leila Rachel Barbosa Alexandre (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, UFPI - Universidade Federal do Piauí)

Resumo:

Objetivamos, com esta pesquisa, analisar, à luz dos estudos sobre letramentos digitais e letramentos acadêmicos, as habilidades mobilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí quando têm que realizar percursos de leitura e navegação online para realizar tarefas acadêmicas. Para atender a esse objetivo, tomamos, como base teórica, os estudos de Lea (1998), Lea e Jones (2011), Lea e Street (1998, 2006), Coiro (2011), Coscarelli (2006), Nelson e Hayes (1998), Hillesund (2010) e Gee (2006). Foram escolhidos 20 informantes, dez cursando 6º período e dez cursando 9º período, e realizadas três etapas de pesquisa: 1. Aplicação de questionário pré-tarefa que buscava avaliar as concepções prévias dos alunos sobre as práticas acadêmicas e seus textos e as suas percepções sobre a relação entre essas práticas e as tecnologias digitais, em especial aquelas dedicadas à busca e leitura de textos; 2. Realização de tarefas de navegação, leitura e escrita que permitiram verificar o percurso que realizaram enquanto buscavam e liam textos e as motivações das escolhas realizadas durante esse percurso; 3. Aplicação de questionário pós-tarefa para que fosse possível obter informações dos alunos sobre problemas percebidos durante a realização das tarefas da segunda etapa. Os resultados mostram diferenças de percepção dos dois grupos sobre práticas textuais acadêmicas e pesquisa em ambientes digitais para fins acadêmicos. Além disso, foi possível perceber um possível descompasso entre o que foi dito no questionário pré-tarefa e o que foi efetivamente realizado na tarefa, quando, por exemplo, informantes que evidenciavam conhecer estratégias de pesquisa acadêmica online com certo aprofundamento mostraram dificuldades em gerenciar a quantidade de fontes disponíveis; ou quando mostravam saber onde pesquisar (em plataformas especializadas), mas não utilizaram ferramentas de filtragem que pudessem tornar sua busca mais eficiente, preferindo, em vez disso, tentar fazer a filtragem pelos termos de busca.