Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Práticas interdisciplinares de leitura e escrita: novos desafios no ensino de língua portuguesa

Autores:
Vitória Maria Avelino da Silva Paiva (SEEC - Secretaria do Estado da Educação e Cultura)

Resumo:

A partir de vivências de atividades docentes em nível de Ensino Médio, de forma interdisciplinar, que predispôs-se a quebrar antigos paradigmas de que a leitura e a produção textual seriam competências a serem desenvolvidas apenas na disciplina de Língua Portuguesa, o estudo, em forma de pesquisa ação (NUNAN, 2007) foi desenvolvido em uma escola pública de Ensino Médio em Lajes - RN, durante o ano de 2017. Com o objetivo de fomentar a prática da leitura e da escrita nos estudantes do Ensino Médio, buscando reparar suas deficiências de aprendizagem sempre que estas se relacionarem a estes dois fatores, uma vez que compreendemos o letramento (SOARES, 2000) para o Ensino Médio como algo a ser necessário para que a leitura e a escrita sejam práticas sociais emancipatórias de nossos estudantes, entendemos que a leitura é uma operação difícil e gratificante  Freire (1993). O estudo realizado contemplou diversas ações, tais como: leitura de variados gêneros e tipos textuais, produções escritas e orais, uso de tecnologias da informação e da comunicação dentro de todas as áreas do conhecimento e notadamente na área de linguagens. Como resultados, obtivemos a produção de uma coletânea de textos de variados tipos e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2009) transformado em um e-book para ser trabalhado em sala de aula com nossos estudantes e divulgado, lido e explorado em ações extraclasse de produção, divulgação e premiação de gêneros e tipos textuais com e pelos estudantes. Sendo a escola uma das principais agencias de letramento (ZOZZOLLI; OLIVEIRA, 2008), buscamos a inserção de nossos estudantes inicialmente  no mundo da leitura e posteriormente, da escrita, para que por meio dessas práticas eles possam se entenderem como sujeitos ativos na construção de seus conhecimentos.