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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EXPERIENCIANDO A POESIA EM SALA DE AULA: formar leitores literários é possível, sim!

Autores:
Raquel Sousa da Silva (FCT/UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista) ; Renata Junqueira de Souza (FCT/UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista)

Resumo:

Vislumbrando uma educação literária, seu espaço e suas funções para crianças em situações de ensino e de aprendizagem formal, o trabalho com poesia no ambiente escolar é central nesta proposta, com ênfase na recepção leitora dos alunos e na análise de como o aprendizado acontece no processo de compreensão da leitura. Considerando isso e motivados pela escolha de uma educadora e poetisa que dedicou sua vida a questões que envolvem o ensino e a arte, esta discussão objetiva relatar algumas experiências de práticas em sala de aula de uma pesquisa em andamento com a obra poética de Cecília Meireles (1901-1964), especialmente. Propomos a elaboração e a aplicação de possibilidades metodológicas a partir de Estratégias de Leitura que visam/promovam a formação do leitor na perspectiva do letramento literário, a fim de analisar a recepção da lírica ceciliana como contribuição para os estudos que têm como foco a poesia e o seu ensino. Para esse percurso, alguns autores que têm um cuidado com a natureza do texto poético ou se preocupam com o trabalho desse gênero em sala de aula colaboram em nossas investigações, como Bordini (1991), Alves (1995; 2008) e Souza (2012). As contribuições sobre a Estética da Recepção (Jauss, 1979) e sobre a Teoria do Efeito Estético (Iser, 1996; 1999) são necessárias para embasar teoricamente nossa pesquisa quando pensamos na recepção leitora. No que diz respeito às propostas metodológicas da pesquisa, buscamos embasamento nas Estratégias de Leitura, sustentadas nos apontamentos de Solé (1998) e de Girotto & Souza (2010; 2017). Nesse sentido, os resultados parciais já mostram o rompimento de estigmas que tratam o gênero poético como inferior frente a outros no ambiente escolar, mostrando como é possível a formação leitora e, sobretudo, humana, dos alunos, por meio da poesia.


Agência de fomento:
FAPESP