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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O Vazio que era cheio: Um estudo sobre a violência da Censura Federal na Arte Brasileira de 1964 a 1985

Autores:
Moema Sarrapio Pereira (CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica)

Resumo:

Com o início do militarismo em 1964, o país entrou em um período de silêncio. O governo cerceou os direitos dos cidadãos brasileiros, além de delimitar o acesso à cultura da nação por meio da Censura Prévia. Toda a produção cultural passou a ser submetida aos censores federais, que definiam o que poderia ou não ser lançado. Muitos artistas foram exilados ou optaram pelo auto exílio no período, mas a produção brasileira nunca esteve tão efervescente. Nesta comunicação apresentaremos um panorama das obras censuradas após a instauração do AI-5, em 1968, durante o período ditatorial. Com a deflagração do golpe de 1964, a Arte, que já apresentava este traço, tornou-se efetivamente terreno fértil para a resistência e, por este motivo, controlada pela Censura Federal. Assim posto, nossa proposição é elencar objetos culturais (obras literárias, capas de disco, letras de canções, peças de teatro e diferentes obras de arte) que sofreram a violência da Censura e analisá-los, de forma a compreender sua importância histórica, já que documentam uma versão diferente da oficial, veiculada pelos militares, de nossa história recente. Este trabalho contemplará diferentes objetos culturais com o intuito de evidenciar a ação violenta da censura em áreas distintas da arte brasileira.