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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS: LINGUAGEM ONLINE E PRÁTICAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Clesiane Bindaco Benevenuti (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Joyce Vieira Fettermann (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Resumo:

Com as inovações trazidas pela internet, criou-se uma rede de experiências embasadas nas vivências humanas, na observação do presente, nas dinâmicas e contradições que envolvem homem e meio, num jogo de relações e de paradoxos virtuais, fatos que não podem ser ignorados no ensino de Português. A multimodalidade, no que tange à linguagem on-line, procura compreender como modos comunicativos e semióticos trabalham juntos para formar textos coerentes e dotados de sentido, seja a linguagem falada, escrita, a imagem, o som, entre outros. As implicações provocadas pelas novas tecnologias, para o surgimento de novos textos e para a prática de produção textual, criaram meios para que a técnica de criação de textos atingisse o máximo de usuários possíveis, através da digitalização – a palavra que cria imagem – da intermídia, construída na interseção de duas ou mais mídias, e da animação poética. O foco de estudo aqui proposto baseia-se nas poesias imagéticas de Clarice Freire, publicadas a princípio em um blog, depois no facebook e, posteriormente, transformadas em livro. Os alunos serão capazes de compreender - a partir dessas poesias, da criação de suas próprias poesias imagéticas e de postagens em suas redes sociais – como os leitores interpretam o verbal e o visual, como os efeitos visuais (o jogo de cores, tamanho e tipo de fonte das palavras) são decisivos para que o sentido seja apreendido de maneira satisfatória e ampla. O objetivo principal da prática em sala é mostrar aos alunos como é relativamente fácil produzir textos multimodais: a mistura de linguagens, imagens e vídeos, o controle da cor, layout e fonte. E, para finalizar, mostrar como hyperlinks são, muitas vezes, adicionados a imagens e palavras para criar intertextualidades entre diversas páginas multimodais. Para isso, autores como Ribeiro (2016), Barton (2015), Gomes (2013), Lévy (2009/2001), Kock (2007) serão utilizados.


Agência de fomento:
FAPERJ