Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Multimodalidades em discursos da mídia

Autores:
Graziela Frainer Knoll (UFN - Universidade Franciscana) ; Vera Lúcia Pires (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

O alcance sociocultural dos discursos produzidos pelas práticas de comunicação multimídia torna o estudo das práticas discursivas multimodais uma questão fundamental para o ensino e a pesquisa acadêmicos. Diversas práticas sociais têm instituído formas de comunicação por meio de multimodalidades, abarcando a combinação de diferentes linguagens (verbais e não verbais) e seus processos de significação, ou semioses. Considera-se que a análise de materialidades multimodais possa contribuir para a investigação sobre os usos da língua(gem) de modo crítico, tanto na produção, quanto na recepção de textos e discursos.

Assim, o propósito desta comunicação é compreender representações de práticas sociais identitárias, por meio das linguagens multimodais presentes na publicidade, bem como para a enunciação e o sentido dessas representações na configuração das relações sociais. Propõe-se unir as abordagens dialógicas do discurso e a análise de gêneros discursivos às teorias culturais, que enfocam temáticas contemporâneas como as representações sociais sobre identidades (relações de gênero e papéis sociais) e os multiletramentos (leitura e uso dos sistemas semióticos).

Com o apoio da perspectiva enunciativa-discursivo-dialógica de M. Bakhtin e seu Círculo, que reconhece a linguagem como elemento crucial para a construção de sentidos e de identidades, relacionam-se aspectos ligados à língua(gem), cultura e identidade. Também se articulam categorias de análise da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) para a análise dos textos. A interação de sujeitos situados em contextos sociais específicos constrói práticas discursivas inseridas nas atividades sociais, fazendo com que as relações que se estabelecem entre essas atividades e práticas possam ser analisadas nas dimensões de uso e recepção em diferentes esferas sociais. Os gêneros discursivos evidenciam determinadas realidades, estabelecendo relações sociais e atribuindo certas representações sociais que identificam as pessoas, visto que elas se encontram socialmente situadas.