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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O imaginário de língua no discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior: uma leitura discursiva

Autores:
Caciane Souza de Medeiros (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Carolina Salbego Lisowski (FAPAS - FACULDADE PALOTINA)

Resumo:

O imaginário de língua no discurso sobre o ensino de língua portuguesa no Ensino Superior: uma leitura discursiva

Esta comunicação propõe refletir e investigar a (des)construção do imaginário de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em cursos de graduação, observando a constituição dos saberes linguísticos mobilizados, à luz da Análise de Discurso (AD), em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). A partir de um corpus documental e institucional dos cursos de Licenciaturas em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), observaremos as duas últimas formulações do Projeto Pedagógico (PPC) destes cursos, a versão de 2011 e a que passará a vigorar em 2019, e analisaremos os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e outras formas de designação do Português Aplicado ao ensino. Trabalharemos no rastro histórico e no gesto discursivo dos ementários que trazem indícios e ressonâncias do imaginário de língua de uma história que ultrapassa dois séculos do ensino de língua e da constituição do Ensino Superior no Brasil. Além disso, entendemos a relevância de observar e compreender, no lugar da docência, as práticas pedagógicas regidas pela legislação, em distintos momentos históricos, bem como os traços ideológicos que as sustentam, de forma a refletir sobre tais práticas, sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino superior e seus modos de disciplinarização.

Palavras-chave: imaginário; língua portuguesa; ensino superior, discurso.