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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Questões de pronunciação e comunicação no ensino de PLE para alunos universitários em contexto de imersão

Autores:
Jessica Chagas de Almeida (FCL - UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo:

Considerando a questão da mobilidade estudantil universitária, há algumas especificidades em relação a ensinar e aprender Português Língua Estrangeira (PLE) em contexto de imersão. Dentro de uma abordagem comunicativa intercultural e para abranger tal demanda, foram organizadas aulas de PLE, destinada a alunos provenientes de diversas partes do mundo, na UNESP de Araraquara. Dentre outras preocupações, a questão da pronunciação era tema recorrente de aulas, motivadas pelos professores e, sobretudo, por alunos hispanofalantes, uma vez que eram preocupados com a “comunicação efetiva”, devido a problemas de comunicação alusivos principalmente à produção das vogais. Tendo em vista o interesse em trabalhar a linguagem de modo contextualizado, em sua prática social, o mote principal/geral desta apresentação é discorrer sobre metodologias e abordagens de sucesso no ensino de PLE. Sendo assim, nesta apresentação, objetivamos relatar a exploração didática de sequências de aulas desenvolvidas, apresentando o plano de aula utilizado, método, abordagem e técnicas, além da reflexão sobre as dificuldades e seus resultados por parte dos discentes e do docente. Na preparação das aulas, não nos descuidamos de exploração didática ligada às teorias linguísticas e da Linguística Aplicada. O que observamos como resultado, é um aprofundamento não só das práticas de linguagem na sociedade, mas uma ampliação crítica de questões culturais imanentes em cada contexto específico, além de um processo que propicia ao estudante não mais uma visão estereotipada da língua/cultura.


Agência de fomento:
CNPq