Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O fenômeno da coocorrência de modalizadores como estratégia argumentativa nos manuais de livros didáticos de língua portuguesa.

Autores:
Maria da Guia Santos de França (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Este trabalho investiga a coocorrência dos modalizadores discursivos nos textos que constituem o gênero discursivo manual do professor de livros didáticos de língua portuguesa. Aqui apresentamos resultados parciais da nossa pesquisa de mestrado, em andamento, na qual investigamos o fenômeno da modalização discursiva. Nosso intuito é observar e descrever o funcionamento semântico-discursivo da coocorrência da modalização que, ora acentua, ora atenua o sentido do conteúdo veiculado pelos enunciados que compõe tal gênero e, consequentemente, verificar quais os efeitos de sentidos gerados pelo uso de tal estratégia pelo(s) locutor(es) dos manuais. Para realizar a análise investigativa sobre o fenômeno da coocorrência da modalização no manual utilizamos como suporte teórico, as investigações sobre o fenômeno da modalização discursiva, de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento e Silva (2012 e as pesquisas sobre os gêneros discursivos, propostos por Marcuschi (2008) e Bakhtin (2010). Além disso, recorremos as proposições teóricas de Andrade (2014), no que diz respeito ao manual do professor. Este estudo tem natureza qualitativa, descritiva e interpretativista devido os nossos objetivos de pesquisa. Analisamos dois manuais do sexto ano, contidos em livros didáticos, Português Linguagens e Língua portuguesa, adotados no município de Itapororoca-PB. A partir das análises já foi possível constatar que a coocorrência de modalizações é um dos fenômenos argumentativos utilizados, tanto para acentuar quanto para atenuar o conteúdo do dito, imprimindo orientação argumentativa nos enunciados em que aparece.