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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


RETÓRICA E BIOGRAFIA: A AUTORIA BIOGRÁFICA NA FACULDADE PÚBLICA

Autores:
Éber José dos Santos (PUC/SP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO) ; Tiago Ramos E Mattos (PUC/SP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)

Resumo:

Biografia é a apreciação, descrição e contemplação da vida. Segundo Bakhtin (2010), o biografismo e o biográfico, sejam nos gêneros do discurso biografia ou autobiografia, compõem um espaço discursivo em que o eu-para-si não é constitutivo da forma. O “eu” somente existe diante de um “você”. Trata-se de uma perspectiva dialógica donde a busca biográfica sempre se dá pela constituição de uma identidade e o encontro da identificação com valores sociais e institucionais, inerentes a cada um de nós: a família, a religião, a profissão, a política, a escola etc. A partir desse contexto e com enfoque na escola, levantamos o seguinte questionamento: por meio do princípio de alteridade (interação entre o eu e o outro), quais os lugares retóricos que o aluno, orador-autor, utiliza para imprimir veracidade, convencimento e persuasão, quando escreve um texto biográfico? Desse modo, este trabalho tem como objetivo definir, encontrar e avaliar os argumentos identificados na escrita do gênero biografia que justifiquem a busca pela veridicção característica do gênero biográfico. Para isso, empregamos as considerações teóricas fundamentadas em Bakhtin (2010), Bazerman (2015), Ferreira (2010), Goffman (1982), Perelman-Tyteca (2014), entre outros. Para cumprirmos essa tarefa, nosso objeto de estudo é um texto biográfico, produzido e autorizado – para publicação – pelo aluno Willian Veríssimo da Cruz sobre a vida de Rodolfo Luiz de Oliveira, ambos concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Eventos, de uma faculdade pública, situada na cidade de Cruzeiro, SP, Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Pela análise sóciorretórica realizada, foi possível identificar que as preferências do aluno-biógrafo quanto a argumentos são: enaltecer as qualidades do aluno-biografado e de seu valor como pessoa.