Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Leitura na Escola: Caminhos para a Compreensão do texto

Autores:
Elisangela de Almeida Carlos (UNEB - Universidade Estadual da Bahia) ; Marineide Mendes Ferreira (UNEB - Universidade Estadual da Bahia)

Resumo:

Nos últimos anos, os debates acerca do ensino da leitura ampliaram-se de maneira considerável. Ensinar a decifrar os caracteres linguísticos é apenas uma das condições para que, se possa inserir o aluno no mundo dos livros e da cultura letrada. Desta forma, a leitura configura-se como uma prática social indispensável ao homem para compreender a vida e as relações sociais, pois a capacidade leitora amplia o entendimento de mundo, propicia o acesso à informação, facilita a autonomia e permite reflexão e a troca de ideias. Para nortear a construção desta pesquisa, estabelecemos como objetivo geral, trabalhar com o uso de descritores específicos de leitura da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB-MEC) para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à ampliação dos níveis de leitura e letramento, levando em consideração os gêneros textuais: Crônica, Tirinha e Notícia. Considerando as dificuldades encontradas em sala de aula em relação à leitura, desenvolvemos este trabalho, com abordagem qualitativa, associado à pesquisa-ação, tendo como propósito descrever e analisar os dados coletados em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, e intervir diretamente nas dificuldades encontradas em sala de aula em relação à leitura. Em seguida, foi elaborada uma sequência didática a fim de desenvolvermos estratégias de leitura que pudessem favorecer a formação do leitor crítico. Esta investigação tem como aporte teórico, Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), e autores como, Soares (1998), Freire (1985), Kleiman (2001/2008), Solé (1998), Lerner (2002), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004), Rojo (2009), Geraldi (2012),  Bortoni (2012), Koch e Elias (2006), Santos (2007) Lajolo (1982), Terra (2014).

Os dados coletados após a aplicação das oficinas evidenciaram que os estudantes progrediram em relação às dificuldades detectadas na avaliação inicial.