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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ORALIDADE E ENSINO: aplicabilidade do uso do oral público nas aulas de Língua Portuguesa

Autores:
Maria do Livramento Gomes Rosa (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Marlúcia Maria Alves (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Este projeto tem como tema a Oralidade e Ensino: aplicabilidade do uso do oral público nas aulas de Língua Portuguesa e será desenvolvido com trinta alunos de nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de Uberlândia/ MG. Esta pesquisa, qualitativa parte-se da questão de que o desenvolvimento de um trabalho voltado especificamente para a temática ora exposta é capaz de possibilitar aos alunos uma reflexão a respeito da língua e das questões que envolvem a oralidade, no que tange aspectos como: tonicidade, escolhas lexicais, argumentatividade, entre outros. A oralidade possui uma série de recursos que devem ser analisados em prol de se usar esta modalidade de maneira eficaz, apropriando-se de todos os recursos inerentes e disponíveis para efetivamente em sala de aula construímos um trabalho satisfatório com ela. A priori, parte-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema, de verificação de quais elementos são constitutivos dentro da temática oralidade e as possibilidades de se trabalhar gêneros que são prioritariamente orais, dentre os quais escolheu-se o debate para análise e transcrição. O trabalho com o oral será referenciado na perspectiva de Marcuschi (2001, 2007, 2008), Bakhtin (2003), Dolz, Schneuwly e Haller (2013) Kock. Posteriori, procede-se à elaboração e aplicação de oficinas que serão desenvolvidas em sala de aula por meio de uma sequência de atividades envolvendo aspectos pertencentes a oralidade  materializada no gênero debate. Após a aplicação da proposta serão, analisados os resultados obtidos, verificando quais atividades estão realmente em consonância com a proposta e com os objetivos almejados. Ao término desta pesquisa, o material usado ficará à disposição do corpo docente na biblioteca da instituição de ensino na qual se realizará a pesquisa, para eventuais consultas.