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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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LETRAMENTO LITERÁRIO, JOSÉ DE ALENCAR E DIALOGISMO: FORMAÇÃO DE LEITORES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores:
Edson Pereira da Silva Silva (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Lívia Maria Pereira Silva (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Abia Oliveira de Souza Souza (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

 

 

LETRAMENTO LITERÁRIO, JOSÉ DE ALENCAR E DIALOGISMO: FORMAÇÃO DE LEITORES NO ESPAÇO ESCOLAR

 

                                                         

O presente trabalho motivou-se a partir de reflexões provenientes de rodas de conversas por ocasião das atividades do Programa de Residência Pedagógica (RESPED – UERN). Nossa empreitada consiste em apresentar algumas observações dentre as discussões apreendidas nestas rodas de conversas. Esta atividade foi realizada na biblioteca com uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola E. Prof. Abel Freire Coelho em Mossoró- RN, embasada pela leitura do livro Senhora de José de Alencar. É importante salientar que temos como objetivo aperfeiçoar a competência leitora dos estudantes a partir do letramento literário e socializar a leitura de contos e romances, utilizando o espaço da biblioteca para a realização dos círculos de conversa. O trabalho apresenta reflexões parciais e norteia-se por teóricos como Leffa (1996), Abreu(2006), Colomer (2003;2007), Jouve (2012), Ferrarezi Junior e Carvalho(2017) e Bakhtin (2006). A metodologia segue o norteamento da sequência básica proposta por Cosson (2012) e anotações de campo feitas durante todo o processo da pesquisa e depoimento escrito pelos alunos sobre sua aprendizagem das discussões sobre o livro lido. A partir disso, pretendemos trabalhar a prática de ensino voltada para a formação de leitores, colaborando, ainda, para a ampliação da educação literária. Espera-se, diante de tudo isso que os educandos a partir da experiência com a leitura do texto literário, ampliem seu conhecimento de mundo, associando a leitura com a realidade na qual vivem.

 


Agência de fomento:
UERN